sábado, 12 de setembro de 2009

É dos carecas que elas gostam

Pesquisas feitas com mulheres apontam que homens cabeludos são mais atraentes. No entanto, são os calvos e carecas que têm mais chances de ser escolhidos para elas se casarem. Conforme a pesquisa os carecas transparecem segurança e estabilidade familiar.
Bem, se é dos carecas que elas gostam vamos entender por que os homens perdem cabelo! Como dissemos no outro post, a genética, em grande parte, é quem diz como somos ou iremos ser. Logo, sinto informar para aqueles que não gostam de sua calvície que você possui o gene com uma variação que favorece a queda de cabelo.

Segundo o professor de genética do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa, Carlos Roberto de Carvalho, esses genes com variações são herdados principalmente do cromossomo sexual X, ou seja, são as mães que repassam para os filhos essa propensão. Nesse caso, como o homem tem apenas um X e se ele apresentar o referido gene com defeito o indivíduo poderá desenvolver calvície. Esse quadro é decorrente da presença da dihidrotestosterona em altas concentrações na sua forma livre, ou seja, de uma fisiologia alterada que aumenta a produção do hormônio masculino, o que culmina na perda dos cabelos (alopeccia androgênica).

ATUALIZADO
Acho que surgiu algumas dúvidas! O senso comum diz que homem calvo necessariamente terá filhos com calvície. Pessoal, atenção! Isso está completamente errado. A calvície é um fator relacionado ao cromossomo sexual X. Logo é a mulher quem transmite essa herança. Mas é importante ressaltar que a mãe não precisa apresentar essa característica só porque possui esse gene. Logo, o exemplo: pai calvo, mãe normal com filho calvo, significa que a mãe não manifestou a propensão de ser calva mas transmitiu o gene. Explicado?

Lembram-se dos componentes ambientais? Pois é, na calvície, alimentos muito gordurosos, poluição e estilo de vida sedentária também podem acelerar o processo de perda do cabelo.
É importante ressaltar que a calvície não é uma característica masculina, as mulheres também podem ser calvas. A diferença entre a calvície da mulher e do homem é que a primeira não fica, em geral, careca, mas apenas os cabelos ficam fracos e ralos. A presença de dois cromossomos X nas mulheres atenua o problema.
Existem tratamentos que podem diminuir o processo da calvície. Eles agem na regulagem enzimática da via metabólica da testosterona, porém podem ocorrer efeitos colaterais indesejados como a impotência e problemas cardiovasculares.
Cuidado! NÃO existem xampus, cremes produzidos com plantas medicinais ou similares com efeitos milagrosos que dizem diminuir ou acabar com a calvície! O que existe é muita gente mal intencionada querendo lucrar por meio dos desinformados. Contudo, a uma notícia boa: as indústrias farmacêuticas estão investindo altos recursos financeiros em pesquisa e já há recentes descobertas da genética para que os cabelos deixem de cair.

Ouça também um podcast sobre calvície feminina aqui.

Foto: Flickr/Creative Commons: Luciano Meirelles

2 comentários:

  1. Meninas, não entendoi uma coisa: se o cromossomo X herdado da mãe é responsável pela calvíce, por que filhos de pais carecas geralmente ficam carecas tb? Ou não entendi?

    ResponderExcluir
  2. Bem Carlos, o professor da UFV, Carlos Roberto me explicou que nós podemos possuir os genes para determinada característica, mas isso não significa necessariamente que teremos essa característica visivelmente. Dessa forma, o seu exemplo pode ser explicado assim: O "pai" herdou de sua mãe o gene da calvície e esse perdeu os cabelos. Até ai tudo bem! Agora seu "filho" é calvo, pois herdou o gene da mãe (a mulher com quem o pai casou) que com certeza possui o cromossomo X com a característica da calvície, mas que não necessariamente possui os cabelos ralos e fracos. Consegui explicar?

    ResponderExcluir