O operador de máquina copiadora, Joaquim Dimas Teixeira, de 53 anos, participou de um vídeo para o Cabeleira Confusa (o vídeo está no primeiro post) e ele disse que "os cabelos brancos são a glória do homem". Joaquim nos contou que ele leu essa frase na Bíblia e que ele cre que isso é verdade. Quando ele nos deu este depoimento fiquei curiosa e resolvi procurar. Achei! Está no livro Provérbios, capítulo 20, versículo 29. E tem mais: Provérbios, capítulo 16, versículo 31.
Calma, eu não estou confundindo as coisas. A palvra "cãs" significa "cabelo branco". Em Bíblias de traduções mais recentes isso já está trocado.
A relação com o cabelo branco representa questões morais entre as pessoas. Para Joaquim, os seus cabelos transmitem respeito e ele se sente muito vigoroso. "As pessoas até me elogiam", afirmou. Além disso, ele não entende que cabelo branco é sinônimo de velhice e esclarece: "quanto mais ele fica branco mais eu gosto".
Hoje já se sabe que os fios ficam brancos por perderem uma substância chamada melanina. E isso não acontece só em pessoas mais velhas. Jovens podem apresentar fios brancos. Mas a ideia comum é que quem está começando a ter uma "cabeça branca", está ficando velho. Ai, só tendo um motivo muito relevante, como o do Joaquim para se relacionar bem com o próprio cabelo.
A liberdade de estilos que se vê na atualidade diminui um pouco dessa preocupação em ter que pintar os cabelos. É cada um do seu jeito. Já reparou em grandes cidades? Você anda pelas ruas e vê muitas pessoas com maneiras de se arrumar bem diferentes da sua. E em uma universidade, então? Quanta criatividade! As pessoas se posicionam também por meio dos cabelos. Os que não gostam do que a natureza proporcionou, buscam mudar. Os outros, exibem o que tem com satisfação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário