Toda música, quando escrita e depois cantada, mesmo que não tenha a intenção, transmite uma ideia. Seja de amor, de protesto ou simplesmente pedindo para mexer o popozão. As pessoas se identificam com essa mensagem, e a partir disso retransmitem-na simplesmente cantarolando ou tornando-se fã do cantor e/ou compositor, passando assim a comprar seus discos.
Diversos elementos são utilizados nas letras das músicas para comunicar esses conceitos. Um deles é o cabelo! Não há conteúdo, pelo menos não encontrei em uma busca na internet, textos que diga especificamente qual seria a mensagem que o elemento cabelo citado em músicas poderia repassar. No entanto analisando algumas letras de músicas brasileiras, podemos chegar a algumas conclusões gerais. Delimitei-me a observar principalmente os gêneros sertanejo, MPB e axé.
O estilo sertanejo, normalmente, utiliza o termo cabelo para se referir a mulher amada ou a uma lembrança do passado. Quem nunca escutou esse refrão:
"E hoje o que encontrei me deixou mais triste
Um pedacinho dela que existe
Um fio de cabelo no meu paletó
Lembrei de tudo entre nós
Do amor vivido
Aquele fio de cabelo comprido
Já esteve grudado em nosso suor"
Mesmo para os que não gostam desse ritmo musical, Fio de Cabelo interpretado pela dupla Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, entre outros, já entrou para lista das músicas sertanejas mais conhecidas.
Já os gêneros MPB e axé costumam mostrar o que o cabelo transmite e a diversidade capilar, em termos de forma, cor e espessura. Reparem:
Cabelo é como pensamento"
Cabelo pintado ou Veó
Cabelo embaraçado, encaracolado, Rastafari, Rock`n Roll "
Mais uma vez, constatamos, agora por meio de músicas, que o cabelo possui grande importância na relação do que somos. Os compositores/músicos retratam a realidade expressiva de uma heterogeneidade de estilos e a constante busca por mudança através do cabelo, além de como queremos ser vistos.
Fotos: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário