terça-feira, 27 de outubro de 2009

Barbearia: o local sagrado dos homens

Há um tempo atrás acompanhei meu namorado em uma barbearia aqui de Viçosa. O lugar era pequeno, sem muitos luxos, mas bastante limpo. Fiquei folheando um jornal velho para passar o tempo enquanto ele cortava os cabelos, que para minha surpresa, foi bem rápido. Tudo bem! Confesso que meu namorado é quase careca, mas acredito que ele não foi a exceção.

Entre uma passada de olho e outra no jornal eu ia observando a agilidade que o barbeiro tinha com a tesoura, outras vezes com a navalha ou então com aquelas maquininhas de aparar os cabelos. E como boa mulher que sou, fiquei de ouvidos atentos nos assuntos que surgiam.

Sim! Os homens também adoram fofocar na barbearia! Seja sobre o futebol, política ou aquela garota bonita que acabou de passar na rua, existe sempre um comentário ou uma piadinha na ponta da língua.



Outra coisa que notei foi como a grande maioria dos homens são práticos e muitas vezes decididos. “Pode cortar tudo”, “apara as pontas” ou para os frequentadores assíduos "o de sempre!" , assim sem muitos penteados ou cortes variados. É claro que de vez em quando aparece algum com desenhos na cabeça ou uma cor diferente nos cabelos. Mas a grande maioria opta pelo básico.

Mesmo assim fiquei pensando: já vi homens em salões, estéticas e SPAs, uma vez que estão cada vez mais vaidosos, mas nunca vi uma mulher em uma barbearia. Me deu uma vontade louca de perguntar ao barbeiro se ele já havia atendido alguma mulher. Mas me contive, prefiro acreditar que a barbearia é o local sagrado dos homens. Lá eles podem se cuidar e se sentir belos sem ferir sua masculinidade.

Foto: Flickr/Creative Commons: Elmo Alves

2 comentários:

  1. Lembrei do documentário Lembranças de Barbearia que os alunos Vítor Tancredo e Elisa França fizeram como TCC. Rende pauta, não

    ResponderExcluir
  2. Quando escrevi o post eu tinha conhecimento sobre o TCC da Elisa. Dai procurei no blog dela algo a respeito para linkar no post a cima, no entanto os videos que estavam no blog dela não estavam permitindo a visualização, por isso não linkei.

    ResponderExcluir