terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cabelo e sexualidade

Quando se pergunta aos homens qual a parte do corpo de uma mulher que eles mais gostam, eles sempre respondem com um sorrisinho no canto da boca: bumbum ou a “comissão de frente”. Mas para surpresa geral, alguns autores dizem que são os cabelos que mais chamam a atenção deles.



Há poucos dias estava lendo um artigo sobre sexualidade na publicidade e me deparei com essa citação: “os cabelos das mulheres têm sido para muitos homens um factor determinante na eleição que estes fazem das suas parceiras” (Borbay citada por Etxebarria e Puente 2002, 228 apud Verissimo). Nesse artigo os cabelos longos são referidos como sendo símbolos de sensualidade, pureza e virgindade.

Essas comparações estão enraizadas nas diversas mitologias, principalmente as mais antigas, como a Grega. As mulheres em sua maioria são retratadas com longos cabelos e sendo muito sensuais.

Contudo, não só as mulheres são citadas, os homens que possuíssem cabelos compridos representavam força e poder. Quem não se lembra da história de Sansão? Ou então sabedoria para os homens mais velhos. E quem nunca ao ver uma criança com cachinhos loiros não a comparou com um anjo? Nesse caso a referência se faz ao anjo Cupido, que possui essa característica.

É fato mais que comprovado que os cabelos, ainda mais quando bem cuidados, chamam a atenção. Sejamos francos, se hoje vamos tanto aos salões, com certeza não é para somente nos sentirmos bem, mas também para desviar olhares.

Foto: Flickr/Creative Commons: Sagrado Corazón

Nenhum comentário:

Postar um comentário