São as mães quem decidem os penteados dos filhos até que possam fazer isso por conta própria. Nesse período, elas transmitem a eles a carga cultural por elas apreendida e a fazem manifestar nas crianças.
Alguns, quando se tornam mais velhos buscam fugir do que lhes era passado, com a intenção de construir e apresentar uma identidade, um diferencial. São, por isso, comuns as formações de tribos e com elas as caracterizações.
São muitas as informações presentes na arrumação do cabelo, começando por se perceber a necessidade sentida pelas pessoas, principalmente os adolescentes, em seguir os padrões de beleza.
Nos últimos dias, as notícias sobre esse assunto consideraram que o que está acontecendo são questionamentos quanto aos parâmetros de beleza. E eu digo que o que está se configurando é a ampliação de um mercado, o mercado dos produtos para cabelos crespos e enrolados.
Agora é isso, daqui a pouco a tendência é outra. As mudanças periódicas não são o problema, O que causa agravantes é a insatisfação frequente em que as pessoas vivem. Estão sempre querendo alcançar algo e parecem que nunca estarão satisfeitas.
A mídia é a maior influência nesta insatifação frequente pois todos os dias são apresentados cortes diferentes, de acordo com a estação, cores, enfim as pessoas seguem isto e nunca estão satisfeitas com o visual.
ResponderExcluir